sábado, 11 de julho de 2015

Alguns Desenhos

Desenhos, tatuagens, esculturas, fotografias... Adoramos todas as formas de arte e fazemos questão de compartilhar com vocês o que realmente vale a pena.









A Diferença Entre Arte Moderna e Contemporânea

Arte Moderna é termo genérico usado para designar a maior parte da produção artística do fim do Século XIX até meados dos anos 1970 (embora não haja consenso sobre essas datas), enquanto que a produção mais recente da arte é chamada freqüentemente da arte contemporânea (alguns preferem chamar de arte pôs-moderna). A arte moderna refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto (através da pintura e da escultura) o advento da fotografia fez com que houvesse uma diminuição drástica na demanda por certos meios artísticos tradicionais, a pintura especialmente. Ao invés disso, e é ai que a ideia de moderno começa a tomar forma, as artistas, passam a experimentar novas visões, através de idéias inéditas sobre a natureza, os materiais  e as funções da arte, e com freqüência caminhando em direção à abstração. A noção de arte moderna está estreitamente relacionada com o modernismo.

A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do inicio do século XX. Isto vale para a Arte produzida atualmente.

Em suma, a Arte Contemporânea está relacionada com à Pôs-Modernidade de uma forma geral. Ela é bem diversificada e ampla em todos os aspectos.

Arte Moderna: 


Arte Contemporânea:



A Arte Moderna

Arte Moderna é um termo que se refere às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até metade do século XX.

Na arte moderna vê-se influência da Revolução Industria, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes. 

Os principais movimentos artísticos voltaram-se para três correntes:

  • Estilo: os artistas buscaram o rompimento das regras na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Os movimentos mais destacados são: Fauvismo, Futurismo, Cubismo, Escola de Paris, Neoplasticismo entre outros.
  • Mente: artistas experimentais declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação de visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. Os movimentos mais destacados são: Simbolismo, Expressionismo, Suprematismo, Dadaísmo, Surrealismo entre outros.
  • Função: designers, ilustradores e arquitetos passaram a se preocupar com a funcionalidade da arte, sem o descuido da forma, sendo o modo de vida das pessoas a maior preocupação. Os movimentos mais destacados são: Arts & crafts, Art Noveau, Construtivismo, Bauhaus, De Stijl, Arte Deco, Estilo internacional entre outros.
Abaixo um breve vídeo que representa algumas pinturas da Arte Moderna:



sexta-feira, 10 de julho de 2015

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Em 07 de julho de 2007, foram anunciadas no Estádio da Luz, em Lisboa, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, um novo conjunto de obras dignas de serem listadas, como foi feito pelos gregos com as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O objetivo é manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras da construção civil e arquitetura construídas pelo homem e que merecem ser vistas. Há ainda um interesse turístico para criar esta nova lista, fomentando a visitação destes lugares. 



Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:
  1. Cristo Redentor (Brasil): Localizado no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mede 38 metros e foi construído sobre o morro do Corcovado. É o maior símbolo da cidade carioca e também um símbolo do cristianismo brasileiro, sendo inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.
  2. Machu Picchu (Peru): Construída no século XV, Machu Picchu (em quichua, Machu Picchu significa "velha montanha" é também conhecida como "cidade perdida dos Incas". Localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru, a cidade hoje é o principal símbolo do Império Inca, que foi destruído com a chegada dos espanhóis à região no século XVI.
  3. As Ruínas de Petra (Jordânia): Petra é um importante enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio. Sua ocupação remonta o ano de 1200 a.C. A cidade prosperou durante os Impérios Romanos e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, sendo o segundo em 551 d.C.
  4. Taj Mahal (Índia): O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia, e construído entre 1630 e 1652. Feito de mármore branco por ordem do imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa, Aryumand Banu Begam, o Taj Mahal é também conhecido como uma das maires provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.
  5. Muralha da China (China): A Muralha da China, ou a Grande Muralha, teve sua construção iniciada por volta de 220 a.C. por determinação de primeiro Imperador Chinês Qin Shihuang, da dinastia Qin, com o objetivo de proteção militar no norte do Império Chinês, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros.
  6. Coliseu (Itália): Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é o principal símbolo de Roma, na Itália. Palco de lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.
  7. Chichén Itzá (México): A Cidade Maia de Chiché Itzá localizada-se na província mexicana de lucatã. Compõem as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização americana.

O que é Arte:

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias de atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não se interessar pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividia em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.